Quarta-feira, 4 de Junho de 2008

Acelere o tráfego na Internet

Se a ligação online não está a fluir como deseja, use o reencaminhamento de portas para solucionar o problema

 

 

Os routers estão a tornar-se equipamentos cada vez mais simples de configurar. No entanto, muitas são as funcionalidades incluídas que não são devidamente mencionadas nos manuais, o que acaba por lhes retirar teoricamente todo o potencial. Se tem por hábito fazer a partilha de ficheiros na Internet através de aplicações de peer--to-peer (P2P), então será bom saber como abrir as portas do router para obter os melhores resultados.

O reencaminhamento de portas (o mesmo que port forwarding ou, como por vezes é mencionado, tunneling) envolve a abertura de uma porta de rede de um nó para outro nó. Esta técnica permite que outro utilizador seja capaz de atingir uma porta no seu router. As portas de software mais não são do que ligações numeradas que um computador usa para classificar tipos de tráfego de rede. Uma porta pode suportar tráfego de entrada (incoming), de saída (outgoing) ou ambos. Alguns serviços são definidos de raiz, tais como o File Transfer Protocol, ou FTP (na porta 21), e o HiperText Transfer Protocol, ou HTTP (na porta 80). Deste modo, os sistemas operativos são capazes de as encontrar facilmente.

Quando uma porta é aberta para um serviço é-lhe atribuído – por exemplo, um jogo online ou um cliente P2P. Por motivos de segurança, todas as portas para a Internet e a maior parte das portas de rede local (LAN) são fechadas por defeito, para que o tráfego não seja capaz de fluir através delas.

O processo de reencaminhamento de uma porta é complicado, envolvendo um conjunto de routing de combinação de portas com a regravação de pacotes de dados. Um router convencional examina os dados do pacote e envia-o de acordo com o endereço de destino desse pacote. O reencaminhamento de portas examina o cabeçalho do pacote e direcciona-o para outro anfitrião, dependendo mais uma vez da porta de destino.

Pensar à frente
É possível reencaminhar portas no painel de administração do router, mas o processo varia de acordo com o fabricante do equipamento. Procure as definições de Rules ou Application. É nesta área do painel de administração que poderá gerir a lista de aplicações permitidas ou bloqueadas. Na primeira caixa, deverá poder introduzir o nome da aplicação à qual a regra se aplicará. Depois, terá de definir uma porta de início e uma porta de fim (gama de portas, ou port range) para a aplicação direccionar o tráfego. Um guia excelente que cobre centenas de aplicações e jogos mais comuns poderá ser encontrado em http://portforward.com/cports.htm. Por fim, clique em Enable ou Allow na porta seleccionada. Poderá ser necessário reiniciar o router para que as alterações tenham efeito.

 

Recorra ao IP estático
Se quer obter os melhores resultados, este é o único caminho a seguir
Terá de configurar manualmente um endereço IP fixo no Windows antes de entrar
no painel de administração do router
Um IP estático mais não é do que um endereço IP fixo que o PC usa de cada vez que se liga à Internet. A não ser que tenha especificamente atribuído um endereço IP ao seu router, provavelmente, estará a usar um IP dinâmico que muda sempre que se liga. O IP estático torna muito mais simples a tarefa de o seu router comunicar com outros, mas há quem defenda que, desta forma, o PC fica mais vulnerável.

Os endereços IP estáticos são muito populares entre as comunidades de utilizadores de partilha de dados e de jogos online, sendo desta forma capazes de obter o melhor desempenho. Tanto assim é que hoje muitos são os ISP que oferecem a possibilidade de o utilizador ter um IP fixo.

A configuração de um IP fixo não é nada complicada. No Windows XP ou no Vista, vá a Executar ou Procurar e introduza cmd na barra de texto para abrir a Command Prompt. Na janela seguinte, escreva ipconfig / all e prima Enter. Verá uma série de informações, entre as quais se encontram algumas definições essenciais que precisará de anotar: IP address (endereço IP), Subnet Mask (Máscara de sub-rede), Default Gateway (Gateway pre-definido) e Name Servers (Servidor DNS). Assegure-se de que anota qual é o quê. Vá até ao Painel de Controlo e aceda ao Centro de Rede e Partilha. Escolha Gerir Ligações de Rede, clique no botão direito do rato sobre a sua ligação e vá a Propriedades, Internet Protocol (TCP/IP), Propriedades. Aqui, deverá introduzir manualmente os detalhes que anotou anteriormente, clicando em Utilizar o seguinte endereço IP. Escolha um dos endereços IP fixos e introduza-o a seguir a Endereço IP. Se não conseguir ligar-se à Internet, verifique se os servidores DNS estão correctos, o que poderá obrigá-lo a contactar o ISP de modo a pedir confirmações.

 

Reencaminhe portas no BitTorrent
01 - Para um cliente de partilha de ficheiros como o BitTorrent, precisa de averiguar algumas definições antes de introduzir as regras no painel de administração do router. Vá a Settings, Network e anote a porta de início que está a ser usada.
02 - Com a ajuda de um IP estático poderá agora dar início ao processo de reencaminhar portas através do painel de administração do router. Faça o log in e procure pela área Rules ou Applicaion. Clique em Add ou Create Rule, dependendo do seu router.
03 - Uma vez introduzida a gama de portas, precisa de fazer com que a firewall do router permita que o tráfego seja encaminhado por essa porta. Por baixo de Firewall Rules (ou equivalente), clique em Add e atribua um nome ao serviço (uTorrent, por exemplo).
04 - Terá agora de introduzir o IP estático. Depois, seleccione uma acção, que poderá variar desde Allow Always (permitir sempre) até Block Always (bloquear sempre). Regra geral, existe a possibilidade de definir quando é que a porta deve estar aberta (mais uma vez, depende de cada router).
05 - Também poderá ter campos relativos às definições de Wide Area Network (WAN), que são usados para ligar ao seu ISP. Estes campos incluem o Servidor DNS ou os DNS primário e secundário que encontrou antes para o seu endereço IP fixo.
06 - Todos os routers são diferentes, pelo que este tutorial poderá não ter tudo o que o seu equipamento precisa. Dê uma vista de olhos em www.portforward.com/cports.htm e procure por portas comuns e o que é que os routers requerem especificamente

 

Fonte :PCGuia


publicado por helldanger1 às 20:57
link do post | comentar | favorito
|
Design By FC Copyright ®2007 2009 Todos os artigos por mim postados, estão hosp na própria Internet, Qualquer arquivo protegido deve permanecer,no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Como formatar o computado...

. Como formatar e instalar ...

. INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP ...

. Recovery Disks Vista /...

. Correcção da falha de se...

. Explorador de tarefas Win...

. Recovery Disk Win8

. Fechando o Metro win8

. Função teclas Windows 8

. Melhorias do Windows 8

.arquivos

. Agosto 2013

. Setembro 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

.tags

. todas as tags

>

Photo of lovely_things

.Translate

.subscrever feeds